DOM 9h - Grupos Pequenos (EGP)
10h e 19h - Celebrações

SEG  19h - Oração / QUA 19:30h - Celebração da Fé

Quem sai da igreja por causa de pessoas...

 

Muitas pessoas questionam esta afirmação retrucando com afirmações do tipo "Jesus nunca habitou em igrejas ou templos construídos por mãos de homens, ele mesmo foi expulso da sinagoga e do templo - é só ler as escrituras, lá está ele sendo expulso). O templo, ou a chamada igreja, está dentro de nós mesmos; o templo do nosso Messias chama-se, fé caridade e amor, isto está dentro do ser humano, temente a Deus e fiel"

Observações como esta, querendo se basear no texto de At 7.48 (que faz menção a 1Rs 8.27) é uma infeliz exegese deste texto. De fato Deus não habita em um ambiente construído pelas mãos dos homens, o templo, feito de pedras, cimento, areia ou qualquer outro material e que se constitui num conjunto arquitetônico. A igreja nunca foi isso, que acostumou-se chamar igreja, ou templo, mas que na verdade nada mais é do que o lugar da igreja. Igreja é a Ekklesia (grego), que significa reunião dos que foram chamados para fora do mundo de pecado, renascidos em Cristo Jesus e que, ao se reunirem, são o corpo de Cristo (1Co 12.27; Ef 4.11,12). Jesus foi o instituidor, o criador da igreja (Mt 16.18); Ele estabeleceu que Sua presença se daria onde ela se reunisse (Mt 18.19,20) e determinou que ela fosse o instrumento disciplinador daqueles que a ela pertencessem (Mt 18.15-17) - como se vê, são palavras de Jesus e usando a palavra "igreja". Ainda, a missão da igreja foi estabelecida pelo Senhor Jesus (Mt 28.18-20). Quando alguém afirma que "o templo do nosso Messias chama-se, fé caridade e amor, isto está dentro do ser humano, temente a Deus e fiel" também não é acertada, pois está fazendo uma afirmação sem qualquer base bíblica. Na verdade, quando o Apóstolo Paulo, em 1Co 6.19 diz que "não sabeis que vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?", ele está fazendo alusão de que o corpo humano, feito por Deus, deve ser guardado em santidade (pois ele está doutrinando a igreja de Corinto quanto aos pecados carnais; veja o que diz ele, nos versos anteriores, pois não se pode tirar o texto do contexto, senão se dirá o que o autor não está dizendo!), porém ao afirmar que o Espírito Santo habita em nosso corpo, ele está usando a palavra grega "soma", que era usada para designar o corpo dos seres vivos (que não foi feito por mãos humanas, mas pelo próprio Deus) assim como um (grande ou pequeno) número de homens estreitamente unidos numa sociedade, ou família; porém, neste contexto, está, obviamente, se referindo à igreja (ekklesia). O que pessoas usam como argumento para rejeitar, ou refutar, a igreja como sendo uma instituição divina, é fruto das decepções humanas com os malfeitos de humanos, no uso de suas funções ministeriais, mas isso jamais deveria levar qualquer cristão a desautorizar o Senhor Jesus, pois, igreja, foi clara e inequivocadamente estabelecida por Ele (Mt 16.18). Muita gente fala daquilo que não conhece. Tem gente demais achando que sabe o suficiente para falar das coisas espirituais sem nunca terem se dado ao trabalho de estudar num curso sério de Teologia (está cheio de baicharéis [com "i" mesmo] por aí). Num Brasil em que a maioria (dos torcedores) é de técnicos de futebol, são médicos e farmacêuticos para receitar remédios para os outros e experts em questões de religião, sem nunca terem estudado sériamente, sempre haverá desentendidos. Para resolver a questão das divergências de opiniões, a máxima que deve valer é: o que você diz do que você pensa não interessa, nem o que eu digo do que penso interessa, o que interessa, o que vale, é o que Deus diz, e se o que alguém diz não pode ser confirmado pelas Escrituras, então não serve senão para criar confusão ou heresia.

Há pessoas que entendem que há motivo claro para se deixar a igreja quando há uma situação de conflito. Recebi o seguinte questionamento: "Quem está na igreja e contribui para que pessoas saiam dela é que não tem Jesus.. Explico com um exemplo: uma pessoa xinga a mãe de outro dentro da igreja.. A pessoa xingada vai no pastor e o mesmo não toma partido.. A pessoa xingada sai da igreja, por decepção.. Quem tem Jesus? O que saiu por ser xingado ou o que xingou e continua na igreja?". 
As pessoas que vão à igreja por causa de Pastor, certamente, quando se decepcionarem com ele, se afastarão, sairão dela. Mas a igreja é de Jesus e é por causa dele que as pessoas devem ir à igreja e serem a igreja, porque igreja são as pessoas que se reúnem para adorá-lo e servi-lo. Pastor é também um ser humano que pode falhar. Temos a ideia de que Pastor é um super-homem, e não é. Na verdade, espera-se de um Pastor que seja um homem realmente consagrado, e é como deve ser. Entretanto, se ele falhar, o que se deve fazer é praticar Mateus 18.15-17, assim como com qualquer outro membro da igreja, seja ele quem for. Em nossa igreja, todos, inclusive eu, o Pastor, temos que agir como ensina a Bíblia, nos submetemos ao que Deus diz. Quem sai de uma igreja séria, porque viu, ou achou que viu uma falha do Pastor, ou de qualquer membro, e não o confrontou, à luz do que diz Mt 18.15-17 está em pecado, como diz Tg 4.17: "aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando".
Agir pelo sentimento ou pela razão humana, desprovido da instrução bíblica, será, fadadamente, errado. Afinal, a regra de fé e prática para o cristão tem que ser a Bíblia, e não o que eu acho.

Jesus nos ensinou a nunca julgar as pessoas (Mt 7.1-5). Obviamente Ele não estava dizendo que o juiz, ao julgar, segundo a lei, está desobedecendo-O; mas que tenhamos cuidado porque somos humanos, falhos, cometemos erros e o erro que hoje aponto, amanhã poderei ser eu o apontado! Se queremos ser justos quanto à proposição que você apresentou, então usemos a Palavra de Deus, pois ela é a regra de fé e prática do cristão, é nela que encontramos os princípios e valores para nortearem nossas atitudes e estilo de vida, afinal, como ela mesmo diz, em Efésios 1.3-6, a razão de existirmos é para dar prazer ao coração de Deus. Então vejamos:

1. "uma pessoa xinga a mãe de outro dentro da igreja" - A pessoa que xingou errou, pois este é um ato reprovável, desprovido de amor, mas eivado de rancor, mágoa, ressentimento, seja "dentro da igreja" ou fora dela (Mt 5.21-26; 43-48);

2. "A pessoa xingada vai no pastor" - Essa pessoa está também errada, pois não agiu em amor com o que xingou. Seu erro foi não obedecer Mt 18.15. Jesus manda ir ter com o faltoso e ter uma conversa com ele A SÓS, sem a presença de alguém para não expo-lo e, também com isso, desarmá-lo para, em amor, confrontá-lo com seu erro, fazendo tudo para "ganhar" o seu irmão, ou seja, dar a ele a oportunidade de reconhecer, confessar e perdir perdão pelo seu erro. Isso só é possível se o ofendido, for de coração puro, mas, se não conseguir, estará em pecado, pois não está discernindo o corpo e o sangue de Jesus Cristo, que se entregou a si mesmo para ser morto e dar perdão e remissão da dívida de pecado dele, que não poderia jamais pagar por si só; como então ele vai guardar rancor e não ter um coração disposto a perdoar e ganhar o irmão (Rm 12.17-21; 1Co 11.27-32). Ao procurar o Pastor sem antes praticar Mt 18.15, a pessoa estará cometendo o pecado de maledicência (falando mal de outrem), pois não teve a intenção de ajudar seu irmão a se corrigir;

3. "e o mesmo nao toma partido" - Considerando a questão anterior, em que o ofendido levou o caso direto ao Pastor, este agiu certo, pois Mt 18.15 não foi cumprido, como então o Pastor vai passar adiante?

4. "A pessoa xingada sai da igreja, por decepção" - E Jesus deve ter ficado ainda mais decepcionado, já que essa pessoa demonstrou não ser melhor do que aquele que xingou, pois desonrou-O guardando mágoa e rancor e, pior, ainda deve ter saído falando mal do Pastor e da igreja (1Cr 16.15-22). E o que dizer deste texto de Hebreus 10.25: "Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia".

Amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos é o mandamento do Senhor Jesus para todos. E Jesus ainda disse, em Mateus 7:12 "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas".

 

 

 

 

 

 

01/07/2015 10:22