DOM 9h - Grupos Pequenos (EGP)
10h e 19h - Celebrações

SEG  19h - Oração / QUA 19:30h - Celebração da Fé

Afinal, pode alguém mandar no coração?

Já fui jovem e também me apaixonei perdidamente. Fui adepto daqueles que diziam que "ninguém manda no coração" quanto a quem amar. Mas será isso verdade? Muitos jovens eu vejo, ainda hoje, que vivem como que prisioneiros de um relacionamento que lhes faz tão mal, porque estão presos a este sofisma. Mas... permita-me chacoalhar você com algumas afirmativas: Somente os estultos e omissos, covardes e ignorantes é que afirmam que não “conseguem” mudar, ser diferentes; que “ninguém manda no coração”, e tolices semelhantes a esta. Eu posso escolher a quem amar, sim, porque amar é uma escolha. Eu posso até ser influenciado pela paixão e sentir também amor pela pessoa, mas quando é paixão, vira fixação, deixou de ser racional e passou a ser estupidez; isso é perigoso. Deus diz “amarás ao próximo COMO A TI MESMO” (Gl 5.14). Como, amar alguém e deseja-lo para ser meu cônjuge, se me faz mal, se não é para mim, pode harmonizar-se com esta Palavra de Deus, pois não estou demonstrando amor por mim mesmo? Quando Deus amou o mundo, quando ainda os homens eram pecadores e Seus inimigos (Rm 5.8), Ele não amou mais a humanidade perdida e imunda, do que a Si próprio!

 

Amor sem razão = paixão (leva ao platonismo, a sufocar o outro, à irresponsabilidade para consigo mesmo, é inconsistente)

Paixão sem razão = estupidez (leva à irresponsabilidade, a comprometimento de recursos e ao prejuízo, é burrice)

Amor sem paixão = amizade (não sustenta um casamento)

Paixão sem amor = carnalidade (é egoísta, meramente sexual)

 

Veja algumas verdades a mais sobre esse tema:

  • "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Provérbios 4.23)
  • "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17.9)
  • "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." (Marcos 14.38)
  • "Porque do coração procedem maus desígnios" (Mateus 15.19)
  • "...cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte." (Tiago 1.14,15)

Seja inteligente: ame com a razão, pois amar é uma escolha!

 

Pr. Cláudio Barrozo

24/02/2015 00:58