DOM 9h - Grupos Pequenos (EGP)
10h e 19h - Celebrações

SEG  19h - Oração / QUA 19:30h - Celebração da Fé

teste

Pr. Cláudio Barrozo

A Primeira Igreja Batista em Belford Roxo iniciou uma história de transformação quando, em 11/7/1999, o Pr. Cláudio Côrtes Barrozo assumiu o ministério. A nossa declaração de Visão (“Queremos ser uma comunidade viva de cristãos autênticos”) que revela a profundidade e comprometimento da PIBBR em “vestir a camisa” e ser instrumento de Deus para a transformação social, moral e espiritual de uma sociedade perdida e já despojada de reais valores, tem sido a tônica do ministério de nosso Pastor, desde então, que, como pregador e mestre comprometido e alicerçado na Palavra de Deus, usa de uma linguagem franca e tem um estilo marcante que provoca o ouvinte à reflexão e tomada de posição pela racionalidade, o que é expressado por diversos testemunhos de vidas restauradas, famílias transformadas e salvação de almas.

O Pr. Cláudio Barrozo, como instrumento de Deus, corrigiu o curso da igreja, usando de sua experiência pregressa como administrador secular competente e ministro ungido pelo Senhor que não negocia os princípios e valores da Palavra de Deus, ainda que sob o custo de ser perseguido por aqueles que rejeitaram serem pastoreados e liderados por tais princípios. Quando assumiu o ministério, a igreja contava com 61 anos e um patrimônio de quase 3 mil m2 (templo+edifício de educação), porém, nada em seu nome, nem regularizado; uma dívida de IPTU de mais de cinco anos em nome da Sociedade Patrimonial Batista; um seminário teológico com turmas de música, educação cristã e teologia que funcionava como ministério da igreja, com mais de 30 pessoas em seu quadro docente e administrativo sem registro trabalhista, e financeiramente deficitário. Em sua intervenção como Diretor-Geral do Seminário Teológico Batista de Belford Roxo (STBBR), foi feita uma reorganização administrativa (que saneou a situação financeira levando a se tornar superavitário) e acadêmica (reformulando o Projeto Acadêmico e o corpo docente agregando professores com grau de Mestre e Doutor, o que levou o STBBR a se tornar referência, na Baixada Fluminense, na formação de líderes para as igrejas e a ter mais de 110 alunos matriculados em seus cursos de educação cristã, música sacra e teologia). Posteriormente, foi constituída uma pessoa jurídica (cooperativa integrada pelos professores) a quem a PIBBR passou todo o acervo bibliográfico, estrutura funcional (móveis e equipamentos administrativos, arquivos, etc.) e a quem hospedou por vários anos, até ser necessária sua mudança em função das obras de reforma do patrimônio e do crescimento do ministério (vide Jornal Novas, Ano XV, nº 168, de janeiro 2005).

Arduamente e com muita fé, por sua própria inciativa, o Pr. Cláudio Barrozo, embora tendo apenas o ministério da igreja como fonte de sustento, abriu mão de boa aprte de seu sustento, dando exemplo para estimular a igreja a crer e confiar na provisão de Deus e investir para a correção de tudo quanto precisava ser corrigido, o que foi feito e provocou um extraordinário agir sobrenatural de Deus que abriu as portas que estavam fechadas por décadas e, finalmente, todo o processo legal de transferência do patrimônio foi realizado, passando para nossa igreja.

Por ação do Pr. Cláudio Barrozo junto ao governo municipal e Câmara legislativa, foi sancionada lei que reconhecia a imunidade das instituições religiosas aos impostos e, as dívidas de IPTU em nome da Sociedade Patrimonial Batista, que emperrava processos de outras igrejas, foi perdoada. Aleluia! Também foram contratados arquiteto para confecção e registro de plantas de situação e empresa especializada que fez projeto de segurança contra incêndio, o qual foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros, a obra foi executada e a igreja recebeu seu “Habite-se”, tornando-se a primeira em nosso município a ter todo o seu patrimônio regularizado. Aleluia! Seu envolvimento denominacional deixou marcas profundas na Associação local, cujo nome foi alterado, por sua inciativa, para Belforroxense, o que proporcionou o agregamento das igrejas que estavam no município mas filiadas a outras Associações de municípios vizinhos; como Relator do Conselho Fiscal, levou a Associação Belforroxense a ser reestruturada administrativa e financeiramente. Sua visão missionária contagiou a igreja, que deixou de participar de campanhas missionárias apenas 2 vezes ao ano e passou a enviar ofertas para a JMM e JMN todos os meses, além de ser mantenedora de missionários autóctones e promover a reabertura de igrejas no Sul do Brasil, fechadas há mais de uma década (General Câmara e Tenente Portela, RS) e geração de uma igreja em Cachoeirinha, RS. Levado por Deus à Índia, onde foi ministrar a Pastores em Hiderabad, 4ª maior cidade daquele país, retornou de lá deixando um missionário autóctone assumido com sua família por nossa igreja. Quando assumiu nossa igreja, em 1999, nossos cultos noturnos de 4ª-feira tinham uma frequência média de 9 pessoas. Há anos, nossas celebrações da Fé, como chamamos, chega à frequência de um culto matutino de domingo, ainda que sejamos uma cidade-dormitório. Por anos mantivemos o programa diário “Lugar de Vida”, em rádio legal com abrangência para toda a Baixada Fluminense. Com a implantação do “MELHOR SEREM 2”, estratégia que o Senhor deu ao nosso Pastor, todos os membros têm a possibilidade de receber cuidado pastoral. O Projeto Gerando Futuro é outra realização do ministério de nosso Pastor que, com recursos financeiros e serviço ministerial da própria igreja, mantém diversos cursos de capacitação para o mercado de trabalho, inclusive informática, com laboratório e equipamentos, atendendo à população menos favorecida.

As crianças são uma das prioridades no ministério de nosso Pastor, e o Ministério Infantil é referencial de cuidado e educação cristã. Nossas celebrações são experiências de comunhão intensa entre nós e com o Espírito Santo, e não há como participar de nosso culto sem ser impactado e reconhecer que temos sido um lugar de vida. Em nossa igreja não fazemos nada que não seja tendo por origem dos recursos os dízimos e ofertas, por isso não temos cantina vendendo lanche, mas o oferecemos gratuitamente a todos os que vêm cultuar conosco em nossas celebrações noturnas de domingo, o que as transforma, literalmente, numa festa da família de Deus. Aleluia!

Há alguns anos, realizando um sonho de nosso Pastor, o Senhor nos abençoou com um sítio com 56 mil m2, recebido por doação oriunda de uma família não-crente da cidade do Rio de Janeiro, e que está em fase final de legalização, onde, futuramente, será levado a cabo um projeto social extraordinário com a construção de abrigo para idosos, casa de passagem para menores e uma nova igreja. Aleluia! Nosso espaço físico está feinho porque passamos por uma reforma física importante, mas aqueles que vêm celebrar conosco se surpreendem por ver a beleza de nossa comunhão! Muito ainda poderíamos falar do “Café com Cristo” que distribui café da manhã e Palavra de Deus para pessoas que dormem nas filas do centro da cidade, do Centro de Recuperação Desafio Jovem em Sambaetiba, Itaboraí; dos ministérios de teatro, dança e música, Ministério Infantil... realizações várias para a glória de nosso Deus.

Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (Bel. Tel), Técnico de Contabilidade pela ABEU e Especialização em Liderança pelo Instituto Haggai/Hawaii-USA e curso de Marketing Internacional pela FUGV. Secularmente exerceu as funções de Gerência de Comércio Exterior, Diretor administrativo-financeiro de Construtora Civil, Gerência Geral de indústria moveleira e empresário no ramo químico industrial, antes de atender ao chamado de Deus e ser consagrado Pastor. Exerceu a Diretoria Geral do Seminário Teológico Batista de Belford Roxo por cinco anos, onde também foi professor de administração Eclesiástica. Foi Escritor de revistas de EBD, Redator do Jornal da EBD e também assistiu à Coordenação Editorial na JUERP (Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira). Desde julho de 1999 exerce o ministério da Primeira Igreja Batista em Belford Roxo (PIBBR), como seu Pastor-presidente. Sua visão ministerial tem conduzido a PIBBR a ser uma comunidade relevante e relacional, construindo um lugar de vida e comprometido com  o cristianismo autêntico que faz a diferença na sociedade. Casado com Flávia, é pai de Ariadne, Natália e Beatriz.

Visite o site do Pr. Cláudio Barrozo e saiba mais a seu respeito: http://ccbarrozo.wix.com/claudiobarrozo

Ouça as mensagens pregadas por ele em seu Podcast no SoundCloud: https://soundcloud.com/ccbarrozo

Assista às suas pregações em seu canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCBgIbINsKX-zmZRykLNKIww

Leia seus artigos no Tumblr: http://ccbarrozo.tumblr.com/

E-mail: pibbr@pibbr.org.br